O Apocalipse

16/02/2012 17:30

 

O  que vem depois de mim é antes de mim porque foi primeiro do que eu. João 01: 15b
   Para entendermos melhor as afirmações de João Batista, recorramos aos oráculos de Deus contidos em Isaías 52:13, onde podemos ver pelo menos cinco vaticínios que falam da trajetória vitoriosa de Cristo na sua bondosa missão de salvador do mundo.
 1º- Vede o meu servo. Entendemos e cremos plenamente na deidade de Cristo, sendo Ele o verbo divino criador e sustentador de tudo que existe. (João 1:1 e Col. 1:17). Ele é Deus e portanto Senhor do universo. Assim fica bastante claro que o pai, ao apresentá-lo ao mundo como servo, tinha em vista a sua encarnação, fato que Paulo explica muito bem em sua Epístola aos Filipenses cap.2 versos 6 e 7: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
 acerca do que João também testifica em seu Evangelho no cap. 01 verso 14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheia de graça e de verdade. E ainda em sua primeira epistola no cap. 1º verso 1 O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.
 
 
2º- Procederá  com prudência. Esta profecia é bastante ampliada no capitulo 53 do mesmo livro, quando o Messias é visto como um cordeiro mudo levado ao matadouro e ovelha que não reclama de seus tosquiadores. No novo testamento  Cristo declara Eu sou o bom pastor e o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10 e 11, o que também reafirma no verso 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Em Filipenses cap.2 e verso 8, Paulo dá testemunho da prudência do servo destacando seu caráter voluntário, como podemos ver: E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Glória a Deus! Cristo quis morrer por nós, Ele é mesmo o Bom Pastor. 
 
 
3º - Será engrandecido. Os quatro Evangelhos afirmam que Jesus foi sepultado por José de Arimatéia. Podemos então vê-lo no degrau mais baixo de sua humilhação voluntária. Porém no crepúsculo do primeiro dia da semana, Jesus levantou-se da tumba fria não apenas vivo, mas também imortal e incorruptível, dono de todo poder e autoridade no céu e na terra, como ele mesmo testifica em apocalipse cap.1 e versos 17 e 18 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém.E tenho as chaves da morte e do inferno.
Aleluia! Ele é o que é, o que era e o que há de vir, o todo poderoso. Ap 1 e 8.
 
 
  4º- Elevado A  ascensão de Jesus é um fato escriturístico literalmente testemunhado  pelos apóstolos  e outros irmãos . O fato é previsto pelo próprio Senhor no evangelho de João cap.16 e versos  28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
No evangelho de Marcos cap.16 e verso 19 e Lucas cap.24 versos 50 e 51, lemos a narrativa do fato: Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
 Paulo nos fala da ascensão do Senhor como parte do grande mistério da salvação conforme I Timóteo  cap.3 e verso 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. Glórias ao Senhor porque vive, e à direita do pai intercede por nós.Rm 18:34.
 
 
 5º- Mui sublime  Assentado a destra do pai, Cristo recebeu o grau mais perfeito e elevado da divindade, como veremos a seguir:    
 a  Recebeu a sublimidade. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; col.2:9 .
 b -  Triunfou contra todos seus inimigos conforme Salmo 110 : DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
  c - Recebeu a exaltação soberana. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Fl.2 : 9-11.
 d- Recebeu o domínio sobre todos os reinos.E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. 
 
 Ao soberano dos reis da terra, honras e glórias louvores  e adoração!  
 
 Por: Pr. João Gonçalves Mendes